Não foi perfeito, mas melhorou. Esse é o resumo da primeira noite de festas dos mais novos universitários de Santa Maria. Como de costume, na noite de segunda-feira, primeiro dia letivo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os bixos se dirigiram ao principal ponto de encontro para comemoração do início da vida universitária: a Praça Saturnino de Brito. No entanto, neste ano, havia uma alternativa, e cinco mil foram até o Centro de Eventos, no campus, para a 1ª Calourada, onde havia shows musicais. Na praça, houve melhorias, mas 10 furtos e roubos foram registrados. Na UFSM, a organização deixou boa impressão, mas um adolescente de 15 anos foi esfaqueado.
10 pessoas são assaltadas em cinco horas no entorno da Praça Saturnino de Brito
Apesar do policiamento reforçado, na Saturnino e arredores, em um intervalo de cinco horas, os furtos e roubos ocorreram entre as 20h de segunda e a 1h de terça três na praça, os outros, no entorno. Quatro suspeitos dos crimes foram detidos e um adolescente foi apreendido. Cerca de 20 policiais da Brigada Militar estavam no local durante a festa.
Movimento na Praça Saturnino de Brito, na festa dos bixos, foi grande no primeiro dia
No campus da UFSM, conforme a organização da 1ª Calourada, 50 seguranças trabalhavam para garantir a tranquilidade, mas não foi suficiente para evitar a agressão grave. A festa na praça terminou por volta das 3h e, no campus, por volta das 23h.
Limpeza na Saturnino
Mesmo tendo conseguido derrubar a liminar judicial, a prefeitura cumpriu a maioria das obrigações que a decisão da 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública de Santa Maria determinava. O único item que não foi cumprido a rigor foi em relação aos banheiros. A Justiça pedia que 42 fossem instalados, mas apenas seis foram vistos na praça, mas que parecem ter sido suficientes, já que não havia grandes filas.
Uma das principais reivindicações de moradores das redondezas, o som alto, principalmente de automóveis, já não podiam mais ser ouvidos depois das 22h. Assim como a venda de bebidas alcoólicas. Depois deste mesmo horário, os bares localizados próximo da praça estavam fechados.
Diferente de anos anteriores, o amanhecer na praça e nas ruas próximas foi com calçadas e vias limpas. Dois motivos podem ser considerados os principais, a disponibilização de mais tonéis de lixo e também a presença de profissionais para a limpeza logo após o término da festa.
Triagem no campus
O Centro de Eventos da UFSM já estava com as catracas liberadas para a entrada dos estudantes a partir das 18h. Até por volta das 20h, menos de 500 pessoas se dispersavam em diferentes pontos do local, próximo de onde o palco de shows estava montado"